Video
ARAPUTANGA – Queimada urbana ressurge no período de seca
por - Sebastião Amorim - Queimadas urbanas começam a surgir em alguns locais de Araputanga, prejudicando a saúde das pessoas e, piorando a qualidade do ar, cuja umidade está abaixo de 45%. Impulsionado por ventos acima de dez quilômetros por hora, o fogo prolifera nos terrenos baldios, “delicadamente protegidos pelo capim” diante do abandono do proprietário.
Para coibir o uso do fogo, como limpeza grátis, a fiscalização da Prefeitura Municipal, precisa intensificar suas ações na área urbana, visando multar os infratores, que insistem em colecionar vegetação, que nesta época seca, e outros entulhos, como materiais comburentes sobre o terreno.
QUEIMADA À LUZ DO DIA
Hoje, por volta de 13h00min a reportagem flagrou uma queimada, à direita da MT-175 no sentido Reserva do Cabaçal. O responsável pelo fogo não foi identificado, porém,, certamente tal pessoa, não esperava que o vento soprasse a fumaça sobre a rodovia, dificultando a visão de qualquer transeunte que trafegasse pelo trecho, entre o Residencial Furlan e o Residencial Água Boa.
FUMAÇA E MORTE
A fumaça sobre a MT-175, no território de Araputanga, a cerca de cinco quilômetros da Cidade de Reserva do Cabaçal-MT, produziu um acidente que vitimou o Senhor Claudemir Vanzzela, que trafegava de moto, por volta de 18h30min de ontem (12/06/2019), quando adentrou à densa fumaça, na tentativa de passar sobre o trecho sem a mínima visibilidade; o resultado é trágico: colisão com um trator. Mesmo tendo sido socorrido, o Senhor Vanzzela faleceu e seu filho, que viajava como garupa da moto está hospitalizado.
É preciso que todos adquiram consciência sobre os riscos de ‘brincar’ com o fogo, particularmente neste período de baixa umidade. As chuvas de maior intensidade cortaram definitivamente, desde o dia 15 de maio. Nesses vinte e nove dias decorridos, precipitaram apenas duas chuvas sobre Araputanga; uma com duração inferior a cinco minutos, no dia 27 de maio e outra no dia 07 de junho, quando choveu em maior intensidade.
IMAGENS COM DRONES
O Chefe do Executivo precisa pesar a mão sobre os desobedientes (os que insistem em usar o fogo para limpar seus lotes); imagens aéreas com o uso de drones pode identificar com perfeição as áreas que não recebem cuidado, em cujos terrenos o fogo ‘trabalhará’ no período seco.
Se a queimada urbana está proibida pelo Código Ambiental, os gestores podem encontrar meios de enquadrar quem descumpre a Lei.
NOTA - Vídeo e Imagem - Ronildo dos Anjos.
LEIA TAMBÉM:
ARAPUTANGA: Fumaça de queimadas em loteamentos urbanos perturbam população
ARAPUTANGA: Fumaça 'ganha os céus' a partir de queimada no Residencial Água Boa


